Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

Ruivães nas Memórias Paroquiais de 1758

 

 

 

 

Freguesia de Sancto Martinho da Villa de Ruivaes.


Fica esta freguesia de São Martinho da villa de Ruivães na Província de Trás-os-Montes, e confontando immediatamente com a Província do Minho, pertencente à Comarca e Arcebispado de Braga, por estar no seu districto, de cuja freguesia, he cabeça, e matriz, esta mesma villa de Ruivães, termo da mesma.


a dita vilia de Ruivães, de El Rei que Deos goarde, e se acha no limite da Serenissíma Caza de Bragança, sem que nela se conhecesse, em tempo algum, Donatário, e só sim Sua Magestade como Senhor della.

 

Tem a dita villa sessenta e oito vezinhos, e duzentos, e noventa e nove pessoas, não falando nas mais que estão dispersas pelos mais lugares da freguesia, os quaes abaixo se declararão, que por todas são oitocentas e sinquoenta pessoas de Sacramento.

 

Está situada em hum valle, sem que della se descubrão povoações, e só sim montes, e serras como ha da Cabreira, e passa da do Gerês.

 

Tem a dita villa de Ruivães seu termo, que comprehende os lugares seguintes: Quintã, que tem sete vezinhos; Valle, com quatorze vezinhos; Espindo, com vinte e oito vezinhos; Zebral, com vinte e nove vezinhos; Botica, com doze vezinhos; Santa Leocádia, com seis vezinhos; Soutêllos, com tres vezinhos; Frades, com quinze vezinhos; Campos, com trinta e sete vezinhos; Lama Longa, com vinte e nove; Linharelhos, com dez vezinhos; Caniçó, com quinze vezinhos; Fafião com vinte e tres vezinhos; Pincães com seis vezinhos; Ponte com hum vezinho; e Chã de Moinho com dous vezinhos; que por todos os vezinhos, que tem o dito termo, são trezentos e sinco.

 

 

Para ler o texto na integra: (http://docs.google.com/Doc?id=ddgcwp8m_2gtmbrcds)

 

 

pontos de interesse: ,
Vila de Ruivães às 20:15

| deixar comentário