Quarta-feira, 7 de Novembro de 2007

Festa das Colheitas

002cabk4

 

 

 

Fotografia: Maria Fraga.

 

 

 

Decorria a década de 60 e na aldeia não havia ainda muita distracção e entretenimento trazidos pela televisão, chegada muito mais tarde.

Assim sendo, a mocidade, sã nas suas brincadeiras, juntava-se e cantava ao som do realejo e da concertina, quer nos trabalhos do campo, quer nos dias de festa, pois ate aqui não chegavam ainda os conjuntos musicais e pouco a musica gravada por altifalantes.

Dessa realidade surgiu o Rancho Folclórico Ruivanense composto por jovens da terra que actuavam quando havia vagar para isso.

No ano de 1964, fez-se a Festa das Colheitas, que contou com a boa vontade de quem quis oferecer um pouco do seu produto agrícola resultante do seu trabalho “o seu São Miguel”.

Esses donativos levados na cabeça das lavradeiras bem organizadas e ao toque da concertina, iam cantando em direcção ao adro da igreja, onde foram depositadas as oferendas, depois leiloadas e oferecidas à reparação de santos e conservação da Igreja.

Todos ajudavam na organização e enfeite das ruas e as fatiotas dos bailarinos ficavam a cargo de cada um.

 

 

Texto: Ilda Fraga

pontos de interesse: , ,
Vila de Ruivães às 20:10

| deixar comentário
2 comentários:
De Ana Duarte a 8 de Novembro de 2007 às 11:19
Ora cá está uma bela iniciativa...
Pelos relatos que tenho ouvido da minha mãe, há muitos e muitos anos, eventos destes aconteciam com alguma frequência. E eram motivo de grande alegria e empenho de boa parte da população Ruivanense.
É de lamentar que nos últimos tempos não haja acontecimentos deste género... e é tão triste ouvir, com alguma frequência, os mais "antigos" dizerem "antigamente é que era...!".
Entende-se... agora há a televisão, há os cafés, há outras coisas com que passar o tempo.
Mas... e se se experimentasse fazer uma festa em grande? Algo que mobilizasse muita gente... Há forças para isso?
De paulo miranda a 8 de Novembro de 2007 às 12:11
ora aí está uma boa pergunta, há forças para isso?
comecemos por ver já este fim de semana, pois celebra-se o S. Martinho e haverá castanha assada e muita animação.

Comentar post